quarta-feira, 23 de junho de 2010

INTERNET VIA REDE ELÉTRICA

Anatel já aprovou regulamento. Com tecnologia, empresas de energia elétrica poderão entrar no mercado.

Em breve as empresas de telecomunicações terão como concorrentes companhias de energia elétrica na venda de pacotes de banda larga. Por meio da tecnologia PLC (Power Line Communication) ou BPL (Broadband over Power Line) é possível transmitir o sinal da internet através da rede elétrica.

Até lá, tanto as agências de telecomunicação quanto as companhias de energia elétrica não podem comercializar o PLC. E, apesar da proibição de seu uso, algumas empresas já mostraram interesse no PLC, como Copel (Companhia Paranaense de Energia), Eletropaulo, Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas), CELG (Companhia Energética de Goiás) e Light.

Funcionamento

O PLC se utiliza do mesmo meio físico que a rede elétrica, mas de forma independente e, por isso, podem conviver simultaneamente. Por conta disso, o custo do serviço também deve ser faturado separadamente.

Segundo Marco Antonio de Oliveira Tavares, gerente operacional de planejamento da Anatel, o consumidor será beneficiado com o PLC. “Haverá maior benefício para o usuário e espera-se que deva trazer [PLC] mais concorrência e redução de custos”.

“O uso da tecnologia PLC já é bastante comum em outros países, podendo representar no Brasil uma alternativa ao monopólio das telecomunicações e, principalmente, uma forma de universalizar o acesso de todos os cidadãos, independente da localização ou classe social, a esses serviços. Isso também contribuirá para a erradicação da exclusão digital e, assim, integrar o cidadão a um mundo de modernidade”, disse Orlando César de Oliveira, coordenador do projeto-piloto da Copel.

domingo, 20 de junho de 2010

CONTROLE SEU iPHONE COM A LÍNGUA !!!


Aqui está um acessório interessante para o seu iPhone ou iPod, um minisswitch que permite controlar o seu iPhone com a língua. O minisswitch parece um jogo normal de fones de ouvido, que construíram em sensores de infravermelho que mede os movimentos minúsculos dentro de suas orelhas, que resultam de diferentes expressões faciais.

O minisswitch é conectado a um microcomputador minúsculo que pode operar dispositivos eletrônicos por diferentes expressões faciais.

"Você vai ser capaz de ligar as luzes da sala ou colocar sua máquina de lavar em ação com uma contração rápida de sua boca", disse seu criador, Kazuhiro Taniguchi da Universidade de Osaka.

Um iPod pode iniciar ou parar a música quando o usuário coloca a língua para fora, como na imagem famosa de Einstein. Se ele arregala os olhos, a máquina salta para a música seguinte. Uma piscadela com o olho direito faz com que ele volte.

A máquina pode ser programada para funcionar com diversas outras expressões faciais, tais como esquivar do nariz ou um sorriso.

http://www.geeky-gadgets.com/control-your-ipod-with-your-tongue-mimi-switch/

quarta-feira, 16 de junho de 2010


Uma nova rede de comunicação: o corpo humano



Sul-coreanos criam conexão banda larga através do corpo


Primeiro, os dados eram enviados através de fios, em seguida, através do ar, agora o corpo humano está se tornando um canal de comunicação.

O fato de que o corpo humano é um bom condutor elétrico e pode ser usado para comunicação entre os vários dispositivos eletrônicos que carregamos no dia-a-dia, não é novidade. Mas pesquisadores sul-coreanos recentemente elevaram o conceito a um novo patamar, roteando uma conexão de 10 Mbit/s através do braço de um paciente.

Ao invés de pessoas ligadas diretamente à internet, a equipe ver benefícios na área da saúde para a sua tecnologia.

A idéia é usar esta tecnologia, no futuro, para o monitoramento de dispositivos médicos implantados no corpo do paciente, reunindo informações sobre o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e os níveis de açúcar no sangue.

Entre as vantagens estariam o baixo consumo de energia (as ondas podem ter baixa potência, já que quase não são atenuadas pelo organismo) e o processo menos invasivo. Não há previsão para comercialização da tecnologia, ainda em estágio experimental.

Um elétrico e engenheiro de computação da Universidade da Virgínia em Charlottesville, diz que: "Nós vamos ter que explorar os sistemas de comunicação mais eficientes em termos energéticos, pois a transmissão sem fio é tão porco grande potência."


Fonte:http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=10480

Lêi-a mais sobre o assunto no artigo original: http://www.newscientist.com/article/dn18648-human-arm-transmits-broadband.html

domingo, 6 de junho de 2010

Apresentação Semi-Final dos Interativos da Rede

A apresentação ocorreu no dia 1° de junho, terça-feira, na presença dos discentes que cursam a matéria de Introdução ao processamento de dados, onde foram feitas, pelo Prof. Orientador Rogério Nascimento, algumas considerações importantes sobre como aprimorar o trabalho para a apresentação final da equipe.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

VAMOS RELEMBRAR

Histórico da comunicação em rede

A necessidade de comunicação através de longas distâncias foi tornando-se mais intensa. Ao inventar o telégrafo em 1838, Samuel Morse instituiu um marco para os sistemas de comunicação que evoluíram para as redes de telefonia, de rádio, de televisão e de computadores.

Comunicação em rede 

Basicamente é transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. Com o surgimento das novas tecnologias - Internet tem facilitado a informação circular livremente, emitida de pontos diversos, sendo encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação.

Subdivisões (Atenção Administradores)!!!

A partir do surgimento da rede de comunicação se tornou simples as atividades que envolvem troca de informações e acesso aos mesmos recursos. Assim, computadores, celulares, telefones convencionais, redes de rádio e televisão pertencem a essa malha, indistintamente. A internet, com sua tecnologia de protocolos de rede que são independentes de uma base física específica – telefonia, satélite, rádio – surgiu como o principal elo dessa malha, interligando os demais, permitindo e exigindo interfaces entre diferentes códigos de comunicação automatizada. Facilitando a vida dos Administradores que necessitam diariamente desses sistemas, para uma simples ligação para um funcionário ou até mesmo para a urgente comunicação com o fornecedor no caso de reposição de estoque.

Aplicações atuais

Essa nova tecnologia, modifica profundamente o conceito de tempo e espaço, a mesma faz com que encurtemos muito o caminho que nos leva a determinadas atividades. Logo se torna essencial dentro das organizações empresariais. A empresa pode se encontrar em local isolado mas estar totalmente atualizado em questão de mercado, podendo também prestar serviços a distancia. Administradores podem fazer boa parte do trabalho sem sair de casa.  O conjunto de novas tecnologias de comunicação que se apresentaram no século XX trouxe um impacto significativo em dois grandes aspectos.
Distribuição: na medida em que a transmissão de informação passou contar com novos modos de geração, interconexão e compartilhamento.
Formatação: na medida em que a informação ganhou flexibilidade e independência em relação ao modo como é gerada e armazenada, permitindo diferentes visões de uma mesma informação.

 Informações, imagens e referencias retiradas do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_em_rede