Histórico da comunicação em rede
A necessidade de comunicação através de longas distâncias foi tornando-se mais intensa. Ao inventar o telégrafo em 1838, Samuel Morse instituiu um marco para os sistemas de comunicação que evoluíram para as redes de telefonia, de rádio, de televisão e de computadores.
Comunicação em rede
Basicamente é transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. Com o surgimento das novas tecnologias - Internet tem facilitado a informação circular livremente, emitida de pontos diversos, sendo encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação.
Subdivisões (Atenção Administradores)!!!
A partir do surgimento da rede de comunicação se tornou simples as atividades que envolvem troca de informações e acesso aos mesmos recursos. Assim, computadores, celulares, telefones convencionais, redes de rádio e televisão pertencem a essa malha, indistintamente. A internet, com sua tecnologia de protocolos de rede que são independentes de uma base física específica – telefonia, satélite, rádio – surgiu como o principal elo dessa malha, interligando os demais, permitindo e exigindo interfaces entre diferentes códigos de comunicação automatizada. Facilitando a vida dos Administradores que necessitam diariamente desses sistemas, para uma simples ligação para um funcionário ou até mesmo para a urgente comunicação com o fornecedor no caso de reposição de estoque.
Aplicações atuais
Essa nova tecnologia, modifica profundamente o conceito de tempo e espaço, a mesma faz com que encurtemos muito o caminho que nos leva a determinadas atividades. Logo se torna essencial dentro das organizações empresariais. A empresa pode se encontrar em local isolado mas estar totalmente atualizado em questão de mercado, podendo também prestar serviços a distancia. Administradores podem fazer boa parte do trabalho sem sair de casa. O conjunto de novas tecnologias de comunicação que se apresentaram no século XX trouxe um impacto significativo em dois grandes aspectos.
• Distribuição: na medida em que a transmissão de informação passou contar com novos modos de geração, interconexão e compartilhamento.
• Formatação: na medida em que a informação ganhou flexibilidade e independência em relação ao modo como é gerada e armazenada, permitindo diferentes visões de uma mesma informação.
Informações, imagens e referencias retiradas do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_em_rede
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_em_rede
Nenhum comentário:
Postar um comentário