quarta-feira, 24 de março de 2010

Elementos Básicos da Comunicação

Comunicação é o ato de transmissão de informações de uma pessoa à outra. Comunicação sempre foi, desde o início dos tempos, uma necessidade humana buscando aproximar comunidades distantes. Na pré-história as informações se referiam a perigos iminentes, busca de caça, etc. Tribos indígenas se valiam de sinais de fumaça ou de tambores para se comunicar. Os grandes conquistadores foram obrigados a estabelecer um sistema de mensageiros. Há, na História, referência à utilização de pombo-correio como uma forma de comunicação, em especial durante as guerras.


Para que exista comunicação são necessários 4 elementos básicos:


Emissor: transmite informações;


Receptor: que recebe as informações do emissor;


Meio de transmissão: interface ou caminho entre o emissor e receptor que transporta o sinal;


Sinal: um sinal contém uma mensagem composta de dados e informações.


É importante notar duas características sobre comunicações. Primeira, a mensagem não é comunicada diretamente mas é comunicada por meio de um sinal. Segunda, o sinal sempre passa através de algum meio de comunicação qualquer (fios, cabos, fibras, ar, ondas de rádio, etc) que carregue o sinal entre o transmissor e o receptor.

by: Paulo Augusto (PA)

Um comentário:

  1. =D muito legal, gostei de ler pois acho que o assunto é de vital importância para o decorrer do curso de Administração. Acho que faltou ,talvez, mais abordagem e exploração do assunto. Mas tá muito show!!!!
    By: Giulliana Mendes

    ResponderExcluir