sábado, 3 de abril de 2010

Controle a casa com apenas um toque!

O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo).
Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, mas pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domótica promete vir a ter muitos adeptos. Pois permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa.
Normalmente são feitos controles de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controlos normais por ter uma central que comanda tudo, que as vezes é acoplada a um computador e/ou internet.
(Site Wikipédia).
A AURESIDE (Associação Brasileira de Automação Residencial) aproximou os profissionais, empresas e usuários, para levá-los o que há de mais moderno em tecnologia de automação.
Para se ter uma idéia do interesse que este mercado desperta, basta dizer que corporações gigantes como Microsoft, Intel, Mitsubishi, Phillips, Honeywell e outras formaram um consócio e estão atuando em conjunto na busca de soluções integradas, visando objetivamente o mercado residencial. Os principais sistemas de Automação Residencial que estão em vidência em diversas regiões do mundo vão desde segurança, entretenimento, controle e iluminação, home office (telefonia e redes domésticas), ar condicionado e aquecimento, eletrodomésticos e serviços inteligentes (portas e cortinas automáticas, centrais de vácuo, reconhecimento de voz, etc), infra-estrutura (quadros de destribuição), controladores e centrais de automação (hardwares e softwares de controle de integração) à funcionalidades auxiliares como energia solar, estações climáticas, irrigação de jardins e hortas.
(Tese de mestrado do Prof. Vanderlei Rabelo Teza, da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre automação residencial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário