quarta-feira, 21 de abril de 2010

 NAVEGANDO NA ORIGEM - "Administradores atualizados"
A discussão sobre a presença das novas tecnologias da comunicação no processo empresárial já conta com um vasto acervo de opiniões e posições, sendo que podemos considerar a maioria delas como de aceitação, vendo a relação empresa e novas tecnologias como potencialmente portadora de inovações tais que permitiriam à administração uma renovação ou até mesmo sua mudança radical.

A "breve história" das redes de comunicação

As redes de comunicação tiveram início no final da década de 60, quando as primeiras formas foram estabelecidas através da ARPANET, "unindo" quatro universidades norte-americanas (Santoro, 1994). Sem dúvida, este momento marca o início de uma nova etapa do processo de comunicação, abrindo a possibilidade de troca de informações por meio eletrônico. Deve-se considerar que o sistema adotado ("packet switching") traz no seu bojo o intuito de permitir que dados sistematizados em determinado local possam ser "transportados" a outros e daí receberem sua réplica.

O advento da Internet data de 1983 e é a consolidação de uma dentre as diferentes formas de redes até então em vigor, através da aplicação de um determinado protocolo (TCP/IP), configurando assim um padrão "mundial" de comunicação. Vale ressaltar que é neste momento que o uso militar das redes de comunicação ganha um espaço específico, distanciando-se dos demais usos.

Aos poucos a Internet vai se impondo enquanto padrão de comunicação, tendo no advento da World Wide Web (WWW) seu grande impulso para mundialização, na medida em que sua interface gráfica (dinamizada com o primeiro software de navegação - Mosaic) tornou a utilização da rede mundial de comunicação algo mais amigável (Maddux, 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário