quarta-feira, 23 de junho de 2010

INTERNET VIA REDE ELÉTRICA

Anatel já aprovou regulamento. Com tecnologia, empresas de energia elétrica poderão entrar no mercado.

Em breve as empresas de telecomunicações terão como concorrentes companhias de energia elétrica na venda de pacotes de banda larga. Por meio da tecnologia PLC (Power Line Communication) ou BPL (Broadband over Power Line) é possível transmitir o sinal da internet através da rede elétrica.

Até lá, tanto as agências de telecomunicação quanto as companhias de energia elétrica não podem comercializar o PLC. E, apesar da proibição de seu uso, algumas empresas já mostraram interesse no PLC, como Copel (Companhia Paranaense de Energia), Eletropaulo, Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas), CELG (Companhia Energética de Goiás) e Light.

Funcionamento

O PLC se utiliza do mesmo meio físico que a rede elétrica, mas de forma independente e, por isso, podem conviver simultaneamente. Por conta disso, o custo do serviço também deve ser faturado separadamente.

Segundo Marco Antonio de Oliveira Tavares, gerente operacional de planejamento da Anatel, o consumidor será beneficiado com o PLC. “Haverá maior benefício para o usuário e espera-se que deva trazer [PLC] mais concorrência e redução de custos”.

“O uso da tecnologia PLC já é bastante comum em outros países, podendo representar no Brasil uma alternativa ao monopólio das telecomunicações e, principalmente, uma forma de universalizar o acesso de todos os cidadãos, independente da localização ou classe social, a esses serviços. Isso também contribuirá para a erradicação da exclusão digital e, assim, integrar o cidadão a um mundo de modernidade”, disse Orlando César de Oliveira, coordenador do projeto-piloto da Copel.

5 comentários:

  1. muito massa, prestei bem atenção nessa parte da apresentação de vocês. show de bola
    mas, uns dos pontos que fiquei pensando foi o fato de qualquer fonte de energia
    poderia fornecer o sinal de internet
    entao..penso que tambem os famosos "gatos" se tornariam monstruosos :B

    ResponderExcluir
  2. Como falei em sala de aula, não esqueçam de publicar a apresentação final pois a nota do blog pode ficar prejudicada..

    Façam-nas o mais rápido possível..

    R

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito interessante, mas uma vez vale ressaltar, que em pouco tempo o acesso a internet será viável a todos, até porque energia tem por quase toda aparte, e será mais barato. o ruim é se eles não conseguirem impedir a interrupções provocadas por ligar uma lampada ou geladeira, dentre outros. Mas essa iniciativa vai longe e com certeza já deu certo, já pensou que massa se conectar com a internet através de uma tomada. Você poderá acessar de qualquer canto do mundo basta ter energia e uma tomada por perto, na sua casa ou até mesmo em uma empresa todos conectados.

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana
    Gostei bastante da ideia de receber internet por rede elétrica assim ela pode chegar ao meu bairro na zona leste e diminuir um pouco a diferença social e aumentar a chamada Inclusão Digital, que tanto se fala na mídia mais que é quase um mito nas áreas mais distantes dos centros urbanos.

    ResponderExcluir
  5. a Internet Elétrica fará com que muita gente tenha a possibilidade de se concectar com o mundo. Ela vai ser mais viável e acredito que o custo seja barato, pois o o povo brasileiro paga muito caro pela Internet. Aqui em Manaus é um exemplo disso. A Internet é lenta e muito cara, impossibilitando uma parte da população ter Internet em sua residência.

    ResponderExcluir