quarta-feira, 16 de junho de 2010


Uma nova rede de comunicação: o corpo humano



Sul-coreanos criam conexão banda larga através do corpo


Primeiro, os dados eram enviados através de fios, em seguida, através do ar, agora o corpo humano está se tornando um canal de comunicação.

O fato de que o corpo humano é um bom condutor elétrico e pode ser usado para comunicação entre os vários dispositivos eletrônicos que carregamos no dia-a-dia, não é novidade. Mas pesquisadores sul-coreanos recentemente elevaram o conceito a um novo patamar, roteando uma conexão de 10 Mbit/s através do braço de um paciente.

Ao invés de pessoas ligadas diretamente à internet, a equipe ver benefícios na área da saúde para a sua tecnologia.

A idéia é usar esta tecnologia, no futuro, para o monitoramento de dispositivos médicos implantados no corpo do paciente, reunindo informações sobre o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e os níveis de açúcar no sangue.

Entre as vantagens estariam o baixo consumo de energia (as ondas podem ter baixa potência, já que quase não são atenuadas pelo organismo) e o processo menos invasivo. Não há previsão para comercialização da tecnologia, ainda em estágio experimental.

Um elétrico e engenheiro de computação da Universidade da Virgínia em Charlottesville, diz que: "Nós vamos ter que explorar os sistemas de comunicação mais eficientes em termos energéticos, pois a transmissão sem fio é tão porco grande potência."


Fonte:http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=10480

Lêi-a mais sobre o assunto no artigo original: http://www.newscientist.com/article/dn18648-human-arm-transmits-broadband.html

Um comentário:

  1. Muito boa essa tecnologia, até por que isso ajudará muito na resolução de casos como por exemplo sequestro, ou identificação de corpos, porem acredito que entra em certas ocasiões na privacidade das pessoas. Uma boa para nós administradores seria para localizar os funcionários que deveriam estar trabalhando mas não estão, rsrsrs.

    ResponderExcluir