quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um futuro muito louco


Futurólogo profissional, o bem-humorado Jean Paul Jacob, pesquisador da IBM americana há 40 anos, é um dos cientistas brasileiros mais respeitados no exterior. Já foi contestado por prever o fim do disco de vinil e o surgimento do notebook. Desta vez, ele polemiza novamente, apostando no desaparecimento dos computadores, tal qual os conhecemos, e na expansão devastadora da internet. A rede do futuro, segundo ele, será vitaminada: vai interligar bilhões de objetos pessoais, de privadas a fornos microondas. Em algumas décadas, existirão chips capazes de serem conectados à internet até nos piercings que os jovens usarão. Impossível? "Meu primeiro projeto científico, para a Nasa, em 1961, era produzir um sistema que simulasse gravidade em laboratórios espaciais. Os médicos da época duvidavam, dizendo que, sem a gravidade, os órgãos dos astronautas sairiam do corpo. Estavam errados", diz Jacob, que vive na Califórnia e falou com a Super Interessante durante uma breve passagem por São Paulo. Abaixo está uma das perguntas feitas à Jacob:

Quais seriam as idéias mais malucas?

"A Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos promoveu um workshop e convidou funcionários de grandes empresas de tecnologia para discutir especulações absurdas para daqui a 50 anos. A sugestão mais maluca que surgiu ainda não tem como ser concretizada. Imagine um vapor que tomasse conta da sala onde você estivesse e que apresentasse campos eletromagnéticos, gerados pela sua palavra. Você diria: "Quero uma xícara de café", por exemplo, e o vapor se condensaria em uma. Ou, então, falaria: "Preciso de tal medicamento" e logo teria um nas mãos. Muita gente acha que poderemos fabricar objetos a partir de vapores ou neblinas daqui a uns 100 anos. Existem outras idéias mais simples, como dar gosto a alguma coisa por comando. Você teria um copo com um líquido, com uma série de partículas em suspensão, como pequenas esferas com gostos diferentes. Você diria "suco de uva" e a respectiva cápsula se abriria. As outras ficariam inodoras e sem gosto".

Leia mais sobre o assunto em:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_236520.shtml

6 comentários:

  1. Gostei muito da matéria. Com todos esses avanços tecnológicos, será que as pessoas de um modo geral não ficariam ainda mais sedentárias? Isso não seria um aspecto negativo?

    ResponderExcluir
  2. Apesar de parecerem absurdas essas idéias se tornarem realidade encontrarão um mercado consumidor que está faminto por novidades e inovações. O que esses cientistas estão apenas especulando na teoria , amanhã estarão colocando em prática nos laboratórios de grandes empresas que irão patrocina-los. Gostei muito da idéia e tomara que vire realidade em menos de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
  3. acho que é impossível!!!!!!!!!
    onde já se viu ser rodeado por uma nuvem cheia de coisas? imagine o número de bactérias no meio disso...:D

    O que até ontem poderia estar apenas em filmes, hoje estão no nosso dia a dia. Ou o mundo acaba em 2012, ou o UNIVERSO é o nosso limite!
    "melhor que ser brasileiro, é ser humano, pois os marcianos não estã com nada, hein!"

    mas já vimos que é possível rastrear as coisas, identificar automaticamente outras... e não vai parar por aí, quando implantarem chips no seu pulso e souberem tudo da sua vida (que não pelo orkut) você estará no futuro. Bom ou ruim, a evolução é isso. Espero que as florestas sobrevivam....

    ResponderExcluir
  4. Coisas consideradas absurdas são criadas, mas aí chegar à condensação de vapor, para mim já é demais!!! Não acredito nessa possibilidade da tecnologia humana de realizá-lo, pode sim criar coisas malucas, intrigantes, bizarras, mas ao ponto de brincar de deus, é fora de sério.!! Não que Jean Paul Jacob seja completamente louco, afinal de contas se fosse não estaria gerenciando a IBM, não acham? Mas com certeza sua imaginação foi um pouquinho longe demais, vamos combinar! .. kkk

    ResponderExcluir
  5. HAHAHA, a guria aí de cima falou sobre sedentarismo.. Lembrei agora do filme Wall-e, onde todos viviam em uma espécie de nave com tudo virtualizado, imitando as condições de sobrevivência da Terra, que por sinal havia sido destruída/abandonada, e todos eram gordos, desde bbzinhos, porque viraram sedentários, já que não precisavam nem ao menos levantar de suas cadeiras para conversar com outras pessoas, ou nadar em piscinas, ou comer, dormir... enfim, porque tinham robôs que faziam tudo o que queriam e a tecnologia os tinha deixado cegos. Isso pode acontecer com a gente, de ficarmos sedentários porque a tecnologia suprirá atividades consideradas simples como pegar um copo de água.
    A tecnologia pode ser ótima, mas pode se tornar um mal necessário.

    ResponderExcluir
  6. as tais nuvens condesando coisas... podem ser absurdas agora, como a ideia do celular era a 50 anos atras... mas novas tecnologias podem proporcionar novas experiências, como por exemplo, sentir o cheiro de um alimento q está sendo mostrado na TV. Isso é um fato mais aceitável por ser menos agressivo ao senso crítico das pessoas. Mas não podemos subjulgar a inteligência e a capacidade humana de superar seus limites! O ser humano e naturalmente insaciável, e está sempre em busca de suprir suas necessidades, que são ilimitadas.

    ResponderExcluir